ECOTURISMO

CONHEÇA MAIS SOBRE O MOUNTAIN BIKING

 

Se você se interessa por esportes, turismo de aventura e natureza, com certeza já pensou no Mountain Biking, não é mesmo? O esporte é uma prática variante do ciclismo, mas realizada em estradas, vias de terra batida, pedras e outros solos desnivelados. A modalidade nasceu na Califórnia, por volta dos anos 50 e 60, quando jovens americanos transferiram provas que antes eram realizadas no asfalto para locais que representariam mais dificuldade.

Mas como começar no Mountain Biking? Confira, abaixo, os principais pontos que você deve saber!

COMO ACONTECE O MOUNTAIN BIKE

A tradução literal de “mountain biking” é “bicicleta de montanha”, e é assim que se dá o esporte: A bicicleta utilizada no esporte tem pneus mais largos do que a de estrada, e também conta com amortecedores traseiros e dianteiros para que os impactos sejam menores. Além disso, o próprio material utilizado na bike é mais resistente, e, por isso, a bicicleta é um pouco mais pesada do que as comuns: podem pesar até 9kg, aproximadamente!

DIFERENÇAS ENTRE MOUNTAIN BIKE E O CICLISMO DE ESTRADA

A principal diferença entre o mountain bike e o ciclismo de estrada são o local onde as modalidades têm suas provas realizadas. Uma, em montanhas e terrenos irregulares, enquanto a outra em asfalto. O ciclismo de estrada ainda conta com provas diferentes, como aquelas contra o relógio, por etapas e provas com duração de apenas um dia.

E, para saber mais sobre as provas realizadas no Mountain bike, confira o tópico abaixo!

PRINCIPAIS MODALIDADES DE MOUNTAIN BIKE

CROSS-COUNTRY

Esta, também chamada de XCO, é caracterizada por ser realizada em locais com grandes subidas e descidas. Geralmente, as distâncias percorridas variam de 30 a 40 quilômetros.

TRIP TRAIL

Trata-se de uma maratona no esporte. Por isso, sua duração pode ser de dois a três dias e conta com percursos longos.

DOWNHILL

Como o nome diz, esta é uma modalidade “ladeira abaixo”! Isso porque essa categoria conta com muitas descidas e alguns trechos em linha reta. Além disso, a prova apresenta muitos obstáculos no percurso, e, por isso, é um pouco arriscada.

FREERIDE

Uma variação da modalidade acima, mas com a diferença de ser realizada em meios urbanos e em locais que não tenham apenas descidas.

BMX

O nome é uma sigla para “Bicycle Motocross”. Nessa modalidade, as provas contam com obstáculos.

4X

Uma variação da BMX, a modalidade é realizada em terrenos inclinados que contêm obstáculos.

ENDURO DE REGULARIDADE

Com mais regras envolvidas, essa modalidade apresenta uma pontuação, em que o vencedor é o que menos perde pontos. Para cada falha cometida, pontos são subtraídos, e para o tempo economizado, pontos são adicionados. Pode ser realizada em dupla.

CURIOSIDADES SOBRE O ESPORTE

  • O mountain biking começou a ser disputado nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996;
  • desde então, a França sempre ganhou, pelo menos, uma medalha por edição;
  • a partir de 2000, a França só conquista ouros na modalidade;
  • a modalidade olímpica teve, até agora, 12 medalhas de ouro distribuídas.

Viu só? O mountain biking conta com muitas categorias e formas de ser praticado e, com uma bike certa, você pode dar os seus primeiros passos na modalidade e, se for a sua praia, ainda apostar no Ecoturismo, com uma viagem de aventura!

E, se você gostou deste conteúdo, siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de mais esportes radicais e aventuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe!